Logo Up.p principal cinza

Quem tem CNPJ tem direito ao FGTS?

Imagine o seguinte cenário: você trabalhou algum tempo de carteira assinada, acumulou um saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, decidiu abrir seu próprio negócio, registrando um CNPJ. Agora, você se pergunta: “será que ainda tenho direito ao FGTS? E o saldo que ficou lá parado, posso sacar?”


Essa dúvida é comum entre empreendedores e profissionais que fizeram a transição do trabalho formal para a vida empresarial. Afinal, o FGTS é um benefício importante para momentos de necessidade ou investimento, mas como ele se aplica a quem possui um CNPJ?


Continue a leitura para descobrir:


  • O que é o FGTS?

  • Quem tem direito ao FGTS?

  • Quem tem CNPJ pode sacar o FGTS?

  • Como fazer antecipação de saque FGTS tendo CNPJ?

O que é o FGTS?

Se você trabalha com carteira assinada, o FGTS é como uma poupança para momentos difíceis, como quando você é mandado embora sem motivo. Mas ele também te ajuda em outras situações:


  • Quando você se aposenta: um dinheirinho extra para aproveitar a vida.

  • Quando seu contrato temporário acaba: para te dar um fôlego enquanto procura outro emprego.

  • Se a empresa fechar ou seu contrato for cancelado: para te amparar nesse momento complicado.

  • Se você falecer: seus familiares recebem o valor que você acumulou.

  • No seu aniversário: com o Saque-Aniversário, você pode optar por sacar uma parte do seu FGTS todo ano, no mês do seu aniversário.

Resumindo, o FGTS é uma segurança para o trabalhador em diversas situações da vida.

Quem tem direito ao FGTS?

Se você trabalha de carteira assinada, seja em escritório, fazenda, como diarista, temporário, esportista ou até mesmo diretor sem vínculo empregatício (se a empresa permitir), o FGTS é para você! 

 

E não importa se seu trabalho é fixo, por temporada, esporádico ou só na época da colheita, o importante é ter essa segurança financeira.

 

Veja também: Empresa não depositou seu FGTS? Veja o que fazer

Quem tem CNPJ pode sacar o FGTS?

Sim, você pode! Se você tem um CNPJ, seja como MEI ou qualquer outro tipo de empresa, e também tem saldo na sua conta do FGTS de empregos anteriores, você pode sacar esse dinheiro sem problemas.

 

Mas lembre-se: o FGTS é um direito do trabalhador com carteira assinada. Então, o saldo que você tem na sua conta vem dos empregos onde você trabalhou registrado, e não de atividades que você faz como MEI ou com seu CNPJ.

 

E se eu abri um CNPJ depois de ter trabalhado com carteira assinada?

 

Mesmo que você tenha aberto um CNPJ depois, o dinheiro que você acumulou no FGTS enquanto trabalhava registrado continua sendo seu. Você pode sacar esse valor seguindo as regras normais, como em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, etc.

Como fazer antecipação de saque FGTS tendo CNPJ?

Se você tem um CNPJ e ainda possui saldo em sua conta do FGTS de empregos anteriores, pode estar se perguntando como ter acesso a esse dinheiro de forma mais rápida. A boa notícia é que, como comentamos no texto, você consegue fazer a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS.

 

Com a Up.p, você pode antecipar até 10 parcelas do Saque-Aniversário, garantindo um capital para investir em seu negócio, quitar dívidas ou simplesmente ter um alívio financeiro. E o melhor: as taxas de juros são competitivas, com valores a partir de 1,29% ao mês!

 

Além disso, o processo é rápido e seguro, com o dinheiro caindo direto na sua conta via Pix, sem complicações.

 

Quer saber mais? Faça uma simulação e contrate agora mesmo!