Introdução
Essa é uma das dúvidas mais comuns no final do ano, e entender a resposta é fundamental para um bom planejamento financeiro.
A boa notícia é que o desconto das parcelas do Crédito Consignado CLT não é permitido na folha de pagamento referente ao Décimo Terceiro Salário.
De acordo com a legislação trabalhista, os descontos do consignado estão restritos às doze competências mensais regulares do ano, ou seja, de janeiro a dezembro. O 13º salário é considerado uma folha de pagamento separada, de caráter excepcional, e por isso não pode sofrer desconto referente ao consignado.
- 13º Salário x Consignado CLT: como usar os 2 pra ter renda extra?
- Use o 13º para quitação do cheque especial e o cartão de crédito
- Pagamento do 13º: quando cai a primeira e a segunda parcela?
- 13° salário: o que é, quem recebe e como ele é calculado?
Isso significa que você pode respirar aliviado: o valor integral do seu Décimo Terceiro Salário, descontados apenas o INSS e o Imposto de Renda (IRRF), estará disponível para uso livre, conforme o seu planejamento.
Essa regra existe para proteger o trabalhador e garantir que a gratificação natalina cumpra seu verdadeiro propósito: reforçar o orçamento no fim do ano e proporcionar maior segurança financeira em um período de maiores gastos.
Portanto, aproveite seu 13º para organizar as finanças, quitar dívidas com juros altos ou formar uma reserva de emergência. Usar o benefício com estratégia é a melhor forma de começar o novo ano com tranquilidade e equilíbrio financeiro.
Seu Décimo Terceiro Salário está seguro! Conte com a Up.p para ter acesso a um crédito consignado seguro, digital e com juros baixos, e use o seu 13º para o que realmente importa.
Acesse o nosso site, simule seu consignado e otimize suas finanças para um final de ano tranquilo e planejado!