Introdução
Se você faz parte do grupo privilegiado que não tem dívidas, o 13° salário se transforma em uma excelente oportunidade para construir patrimônio e aumentar sua segurança financeira. A chave está em fazer esse dinheiro extra trabalhar a seu favor, de forma estratégica e consciente.
- O Consignado CLT é descontado no décimo terceiro salário?
- 13º Salário x Consignado CLT: como usar os 2 pra ter renda extra?
- Use o 13º para quitação do cheque especial e o cartão de crédito
- Pagamento do 13º: quando cai a primeira e a segunda parcela?
Aqui estão 3 formas inteligentes de usar o seu 13º:
1. Monte ou reforce sua reserva de emergência
Esta deve ser sempre a primeira prioridade. Guarde o equivalente a 3 a 6 meses do seu custo de vida em aplicações de fácil acesso, como Tesouro Selic ou CDBs de liquidez diária. Dessa forma, você fortalece sua proteção contra imprevistos, como gastos de saúde ou perda de emprego, sem precisar recorrer a dívidas.
2. Pague despesas anuais à vista
Use o 13º para quitar impostos como IPTU e IPVA à vista e aproveite os descontos oferecidos, que podem chegar a até 15%. Além de economizar, você começa o ano sem pendências e com o orçamento mais leve.
3. Comece a investir a longo prazo
Se sua reserva de emergência já está pronta, é hora de pensar no futuro. Invista em renda fixa (CDB, LCI, Tesouro Direto) ou, conforme seu perfil de risco, em renda variável, buscando retornos maiores no longo prazo.
Seu Décimo Terceiro Salário pode ser o pontapé inicial para a liberdade financeira.
Conte com a Up.p para ter o crédito seguro e digital que te ajuda a organizar suas finanças e alcançar suas metas de investimento. Visite o nosso site e comece a investir no seu futuro hoje!