Introdução
Muitos trabalhadores acreditam que o Décimo Terceiro Salário aumenta a margem consignável mensal, mas isso é um equívoco comum. A margem é calculada apenas sobre a remuneração mensal fixa, ou seja, o salário base do trabalhador.
O valor do 13º é uma gratificação anual e, por isso, não entra no cálculo da margem consignável. Além disso, não é permitido descontar parcelas do consignado na folha de pagamento referente ao 13º salário, conforme determina a legislação trabalhista.
- 13° para quem é negativado: como usar o valor para limpar o nome
- O que acontece com o 13° em caso de demissão ou férias?
- Antecipação do 13º: vale a pena ou o Consignado CLT é melhor?
- 13° proporcional: guia para quem foi contratado no meio do ano
No entanto, o 13º pode ser usado de forma estratégica. Uma boa alternativa é utilizá-lo para adiantar parcelas do seu consignado ou amortizar parte do saldo devedor. Essa ação reduz o tempo de pagamento, diminui os juros totais e, principalmente, libera margem para que você possa contratar um novo crédito no futuro, se precisar.
Em outras palavras, o 13º não amplia sua margem automaticamente, mas pode melhorar sua saúde financeira e te deixar em uma posição mais favorável para obter crédito com responsabilidade.
A margem consignável é um recurso valioso. Use o Décimo Terceiro Salário para liberá-la e garantir acesso ao crédito seguro e digital da Up.p.
Acesse o nosso site e simule seu crédito para potencializar seus ganhos e começar o próximo ano com o orçamento em dia!