Logo Up.p principal cinza

Antecipar FGTS e ter o saldo retido: o que fazer?

Antecipar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma opção interessante para quem precisa de dinheiro de forma urgente.

No entanto, às vezes, o trabalhador pode ter o saldo do FGTS retido após fazer a antecipação.


Entendendo a antecipação do FGTS

Antecipar o FGTS é uma opção para trabalhadores que desejam ter acesso ao Saque-Aniversário do fundo de garantia antes do prazo estabelecido.

Ao aderir à modalidade de Saque-Aniversário, você pode sacar uma parte do saldo disponível em sua conta do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário.

No entanto, o valor disponível para saque é determinado com base no saldo disponível na conta do FGTS e em um percentual estabelecido mais um valor fixo.

Veja também: Saiba como Antecipar FGTS com juros baixos


O que é saldo do FGTS retido?

O saldo do FGTS retido se refere ao montante de dinheiro que está na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de um trabalhador, mas que ainda não foi liberado para saque.

Esse saldo pode estar retido por diversos motivos, como:

  • Demissão sem justa causa: quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele tem direito a sacar o saldo do FGTS, mas até que esse evento ocorra, os valores permanecem retidos.
  • Rescisão por acordo entre empregado e empregador: nesse caso, o trabalhador pode sacar 80% do saldo do FGTS. O saldo retido será a parte que não pode ser sacada imediatamente.
  • Aposentadoria: quando o trabalhador se aposenta, ele pode sacar o saldo do FGTS, mas até que o processo de aposentadoria seja concluído, o saldo permanece retido.
  • Outras hipóteses de saque previstas em lei: existem outras situações específicas previstas na legislação que permitem o saque do FGTS, como compra da casa própria, doenças graves, calamidade pública, entre outros. Se nenhuma dessas condições for atendida, o saldo permanece retido.
  • Inatividade: se o trabalhador está empregado e sua conta do FGTS está inativa (ou seja, não está recebendo depósitos regulares), o saldo fica retido até que uma das condições de saque seja atendida.


E por que o saldo pode ser retido após a antecipação do FGTS?

Quando o trabalhador antecipa o Saque-Aniversário, uma parte do saldo das suas contas do FGTS será bloqueada. Esse bloqueio ocorre na data da contratação e é suficiente para cobrir os valores dos saques antecipados.

Assim, o bloqueio garante o pagamento automático e direto do empréstimo e das parcelas a partir do saldo do FGTS, e permanece até o fim do contrato de empréstimo.

Veja também: O Saque-Aniversário vai acabar?


Como saber se o saldo do FGTS foi retido após a antecipação?

Para saber se o seu saldo foi retido após a antecipação, você pode fazer uma consulta pelo aplicativo FGTS. Confira um passo a passo a seguir:

  • Baixe gratuitamente o aplicativo FGTS no Google Play ou Apple Store.
  • Abra o aplicativo e clique em “Entrar no Aplicativo”.
  • Se for seu primeiro acesso, clique em “Cadastre-se” e preencha suas informações.
  • Após acessar o aplicativo, selecione a opção “Ver todas suas contas”.
  • Confira os detalhes de uma ou mais contas de FGTS do seu histórico.

Além do aplicativo, você pode verificar se possui FGTS retido nas agências da Caixa ou em postos de autoatendimento utilizando o cartão cidadão.


Como sacar o FGTS retido pelo Saque-Aniversário?

Se você deseja saber como sacar o FGTS retido, por razões como demissão sem justa causa, há regras específicas a serem seguidas.

Você pode obter informações de como realizar a antecipação de forma segura e rápida com a Up.p, que oferece saques a partir de R$39!

Passos para sacar o FGTS Retido pelo Saque-Aniversário:

Entendimento das Regras:

  • Saque-Aniversário: permite retirar parte do saldo do FGTS anualmente.
  • Saldo Retido: o valor restante não sacado fica retido até que novas condições de saque sejam atendidas.

Aqui na Up.p, a Antecipação Saque-Aniversário FGTS é um empréstimo que permite a antecipação do valor de até 10 (dez) parcelas de saques-aniversário. No entanto, é importante lembrar que a antecipação do saque pode diminuir o saldo disponível no FGTS para outras necessidades futuras e que o trabalhador abdica do direito ao saque total do FGTS ao aderir à modalidade de Saque-Aniversário. Simule agora mesmo!