Introdução
Ninguém está imune a golpes. E se você infelizmente foi vítima de uma fraude de empréstimo, é crucial manter a calma e agir rapidamente para minimizar os prejuízos e aumentar as chances de recuperar seu dinheiro.
Este guia prático te mostra o passo a passo do que fazer após cair em um golpe.
Conheça a nossa série especial sobre golpes e fraudes, e se mantenha atualizado e protegido:
- Proteja sua margem consignável
- Golpe da taxa de liberação
- Golpe do empréstimo de R$ 10 mil
- Golpe do link falso
- Golpe do crachá falso
- Golpes da Antecipação FGTS
1. Registre um Boletim de Ocorrência (B.O.)
O primeiro passo é formalizar a situação.
Vá a uma delegacia de polícia ou utilize a delegacia eletrônica da sua cidade para registrar o B.O. com o máximo de detalhes possível sobre a fraude. Este documento será fundamental para todas as etapas seguintes.
2. Comunique-se com o seu banco
Se você fez um Pix ou uma transferência para o golpista, entre em contato imediatamente com o seu banco.
Informe o ocorrido e forneça os dados da transação. Em muitos casos, o banco pode tentar reverter a operação ou bloquear a conta do criminoso.
3. Conteste a contratação com o INSS ou a instituição financeira
Se a fraude envolveu um empréstimo consignado feito em seu nome, é preciso contestar a contratação.
- Para golpes do INSS: Ligue para o telefone 135 e registre a reclamação de fraude. Use o seu extrato de empréstimos do Meu INSS para ter todas as informações da contratação.
- Para outras fraudes: Contate diretamente a instituição financeira onde o empréstimo foi feito e informe que a contratação não foi autorizada. Use o B.O. como prova.
Seja Consignado INSS, Consignado CLT ou Antecipação FGTS, todos os tipos de empréstimo estão suscetíveis a criminosos e golpes digitais. Fique atento e pesquise sobre cada modalidade para se manter protegido.
4. Procure um advogado
Em casos mais complexos, procure orientação jurídica.
Um advogado especializado em direito do consumidor pode te ajudar a entrar com ações para tentar reverter a situação e recuperar seu dinheiro.
5. Contrate somente com Instituições de confiança
E, na hora em que precisar contratar um empréstimo, lembre-se de contar com uma Instituição Financeira séria, comprometida com a sua segurança e reconhecida no mercado – como a Up.p.
Atuamos há 5 anos no mercado de crédito e já atendemos mais de 1 milhão de clientes com soluções de crédito rápidas, sem burocracia e com tecnologia antifraude.
Visite nosso blog e redes sociais para saber mais sobre as oportunidades que temos para você.