Logo Up.p principal cinza

Como saber se seu nome está sujo e o que fazer?

Está preocupado se o seu nome está sujo? Essa é uma dúvida comum, que pode gerar ansiedade e incertezas. 


Afinal de contas, estar com o nome negativado é como ter um carimbo vermelho no seu CPF, sinalizando para bancos, lojas e empresas que você tem contas atrasadas ou dívidas não pagas.


Felizmente, descobrir se você está com o nome sujo é mais simples do que imagina. Confira a seguir!

O que significa estar com o nome sujo?

Estar com o nome sujo é uma expressão popular para quando alguém não paga suas contas em dia, como água, luz, cartão de crédito ou outras dívidas. 


Isso significa que o nome da pessoa fica registrado em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista ou SPC, por empresas que ela deve, como bancos, lojas ou empresas de energia. 


Essa situação pode dificultar o acesso a crédito, como empréstimos ou financiamentos, e outros serviços financeiros.


Veja também: É possível antecipar Saque-Aniversário estando negativado?

Quanto tempo leva para o nome ficar sujo?

Antes de ter seu nome incluído na lista de devedores, a pessoa recebe um aviso oficial, que pode ser por carta, mensagem no celular ou e-mail. 


Essa mensagem informa a origem da dívida e traz um prazo de pagamento, sob a pena de ter o nome negativado.


O tempo que você tem para quitar a dívida antes do nome ficar sujo varia de acordo com o estado e com as regras de cada empresa. 


Uma boa notícia é que, geralmente, as empresas tentam negociar com você antes de incluir seu nome na lista de devedores.


É importante lembrar que não existe um prazo mínimo definido por lei para que seu nome seja negativado após o atraso no pagamento. Novamente, cada empresa tem suas próprias regras internas.


Veja também: Em quanto tempo o Saque-Aniversário FGTS cai na conta?

Como consultar se meu nome está sujo?

Quer saber se o seu nome está sujo? Existem algumas maneiras de descobrir! 


Empresas como Serasa e Acordo Certo te permitem fazer essa consulta de forma gratuita.


Porém, lembre-se de que é importante verificar em mais de um lugar, já que cada empresa trabalha com diferentes tipos de instituições, como bancos, lojas e financeiras.


No caso do Serasa, você pode usar o site ou o aplicativo para celular. É só seguir esses passos:


  • Acesse o site ou o aplicativo do Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”.

  • Se você já tiver cadastro, é só fazer login. Se não, pode criar um na hora, é de graça.

  • Depois, clique em “Meu CPF” para ver o resultado da consulta.


Além de saber se seu nome está sujo, você também pode descobrir seu score de crédito, que mostra se você costuma pagar suas contas em dia.


Veja também: Consultar o saldo do FGTS para Saque-Aniversário

O que acontece se eu estiver com o nome sujo?

Ter o nome sujo, ou seja, estar com o CPF negativado, pode trazer uma série de consequências desagradáveis. 


A principal delas é a dificuldade em conseguir crédito, o que inclui problemas para fazer compras parceladas, financiar um carro ou casa, e até mesmo conseguir um cartão de crédito.


Além disso, seu score de crédito pode cair bastante. Isso porque as empresas usam essa pontuação para avaliar o risco de te emprestar dinheiro.


Em alguns casos extremos, estar com o nome sujo pode até mesmo impedir você de assumir determinados cargos públicos ou de viajar para fora do país, já que a justiça pode apreender seu passaporte para forçar o pagamento da dívida.


É importante lembrar que a dívida não desaparece com o tempo. Mesmo após anos, o valor continua pendente e o credor pode cobrar você judicialmente. 


Por isso, o ideal é tentar negociar com a empresa credora e quitar a dívida quanto antes para evitar maiores problemas.

Dicas para limpar o seu nome

Limpar o nome pode parecer uma tarefa difícil, mas com algumas dicas, é possível recuperar sua credibilidade financeira.


  • Negocie suas dívidas: entre em contato com os credores e tente negociar as condições de pagamento. Muitas empresas estão dispostas a oferecer descontos ou parcelamentos.

  • Priorize suas contas: faça uma lista das suas dívidas e priorize aquelas com juros mais altos ou que estão causando mais problemas. Pagar essas primeiro pode aliviar sua situação financeira mais rapidamente.

  • Evite novas dívidas: enquanto trabalha para quitar suas pendências, evite contrair novas dívidas. Mantenha um controle rigoroso sobre seus gastos.

  • Acompanhe seu score de crédito: crie o hábito de monitorar regularmente sua pontuação para garantir que ela esteja melhorando e evitar futuros problemas.

Faça um Empréstimo FGTS com a Up.p!

Você sabia que mesmo negativado, pode conseguir um empréstimo FGTS? Com a Up.p, isso é possível de forma descomplicada, e o valor já fica disponível na sua conta via Pix na hora, sem burocracia!


E o melhor: dá para sacar a partir de R$39! É mais uma opção para você usar seu FGTS com as menores taxas disponíveis do mercado.


Simule e contrate com a gente!