Consultar o saldo do FGTS para saque-aniversário: Saiba como!

A vida é feita de inúmeras siglas. Uma bem conhecida pelos trabalhadores brasileiros, é o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Mas na prática, você conhece os benefícios e as possibilidades do FGTS? Nessa leitura, vamos te ajudar a entender melhor e explicar como aderir as novas funcionalidades do FGTS, como o Empréstimo Saque-Aniversário.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito fundamental dos trabalhadores, estabelecido como uma reserva financeira importante para diversas situações específicas ao longo da vida. Além de servir como suporte para a compra da casa própria e aposentadoria, o FGTS também pode ser acessado através do saque-rescisão e o saque-aniversário. Enquanto o saque-rescisão permite o acesso ao saldo em situações como demissão sem justa causa e término de contrato por prazo determinado, o saque-aniversário possibilita ao trabalhador retirar parte do saldo anualmente no mês de seu aniversário

O que é e como funciona a liberação do saque-aniversário?

Até 2020, o trabalhador poderia acessar e usar o saldo do FGTS apenas com as regras de desligamento, saúde e uso de entrada na casa própria. Foi durante a pandemia do COVID-19, que o governo criou uma nova maneira de acessar parte desse saldo o chamado: Saque Aniversário. Mas o que ele significa na prática?

Significa, que o trabalhador, durante o  mês do seu aniversário terá a possibilidade de retirar parte do saldo anualmente. Por exemplo, se o aniversário do trabalhador ocorre em abril, ele poderá sacar uma parcela do seu FGTS anualmente neste mês. Ao aderir o Saque-Aniversário o direito à multa de 40% em caso de demissão sem justa causa é mantido. Vale lembrar que a adesão ao saque-aniversário é opcional e não afeta outras formas de acesso ao FGTS, como saque por demissão ou por outros motivos previstos em lei.

No entanto, nem sempre os valores disponíveis eram suficientes na realização de alguns projetos, por isso foi criada a linha de crédito chamada de antecipação do saque-aniversário. Uma alternativa de crédito que não compromete a renda mensal.

Mas você sabe como antecipar seu FGTS?

Na Up.p, você pode fazer o seu empréstimo FGTS com taxas a partir de 1,29% ao mês. Antecipe até 10 parcelas do seu saque-aniversário com contratação 100% digital e receba em 1 dia útil. Modalidade ideal para negativados. 

Antecipe o seu FGTS com valor mínimo de R$39 reais e resolva seus problemas financeiros de forma rápida e segura. 

Como cadastrar e  consultar  saldo do FGTS?

Primeiramente, para antecipar seu Saque-Aniversário, você precisa ter saldo ativo ou inativo no FGTS, aderir ao saque-aniversário. Não sabe como aderir, veja o passa a passo: trabalhador precisa seguir alguns passos simples:

  • Baixe o aplicativo FGTS em seu dispositivo móvel.
  •  Caso ainda não tenha cadastro, clique na opção de cadastro e preencha os dados solicitados, como número do NIS (Número de Identificação Social) ou do PIS (Programa de Integração Social), CPF, nome completo e data de nascimento.
  • Após o cadastro, faça login utilizando as informações cadastradas.
  • Ao acessar sua conta, busque a opção para consultar o saldo do FGTS.
  • Após o cadastro, o trabalhador terá acesso não apenas ao saldo do FGTS, mas também a outras informações importantes, como extratos de movimentação, rendimentos, entre outros.

Onde posso adiantar o saque-aniversário?

É possível fazer a antecipação do seu FGTS em instituições financeiras, que estão autorizadas pelo Banco Central a oferecer a modalidade.

Na Up.p, por exemplo, você encontra a menor taxada do mercado, antecipa até 10 parcelas anuais do saque aniversário e não precisa abrir uma nova conta para receber o saldo.

O que preciso para antecipar meu Saque-Aniversário?

Para antecipar o saque aniversário, você precisará seguir os seguintes passos:

1. Possuir saldo do FGTS, em uma conta ativa ou inativa;
2. Optar pela modalidade Saque-Aniversário do FGTS;
3. Ter 18 anos ou mais;
4. Autorizar a Up.p a consultar as informações do seu FGTS;
5. Manter o CPF em situação regular com a Receita Federal;
6. Ter conta bancária em seu nome.

Pronto, com essas informações você já consegue antecipar com a Up.p e ter acesso as melhores condições do mercado.

Veja o calendário do Saque-Aniversário  para 2024

Trabalhadores têm o direito a uma retirada por ano de parte do valor das contas do Fundo de Garantia, podendo fazer o saque até dois meses do mês do aniversário.
Abaixo vejam as datas previstas para 2024:

Calendário de saques em 2024

  • Nascidos em janeiro: saques de 2 de janeiro a 29 de março
  • Nascidos em fevereiro: saques de 1º de fevereiro e 30 de abril
  • Nascidos em março: saques de 1º de março a 31 de maio
  • Nascidos em abril: saques de 1º de abril a 28 de junho
  • Nascidos em maio: saques de 2 de maio a 31 de julho
  • Nascidos em junho: saques de 3 de junho a 30 de agosto
  • Nascidos em julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro
  • Nascidos em agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro
  • Nascidos em setembro: saques de 2 de setembro a 30 de novembro
  •  Nascidos em outubro: saques de 1º de outubro a 29 de dezembro
  • Nascidos em novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
  • Nascidos em dezembro: saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025

O FGTS é um dinheiro seu, na Up.p você antecipa até 10 parcelas do seu saque-aniversário
100% digital com a menor taxa do mercado. 
Simule e contrate com a gente!