Introdução
Transferir um valor errado para a pessoa errada é um erro comum, mas que causa um grande desespero. Felizmente, existem procedimentos para tentar devolver o PIX e reaver seu dinheiro.
Se precisar alterar seu limite para transferências Pix, consulte nosso artigo exclusivo.
O que fazer imediatamente?
- Entre em contato com o destinatário: A primeira e mais rápida forma de resolver é conversando com a pessoa que recebeu o valor. Explique o ocorrido e peça para que ela devolva o dinheiro.
- Solicite a devolução pelo seu banco: Se a pessoa não responder ou se você não a conhece, use o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é o procedimento oficial do Banco Central para devolução de PIX em caso de erro.
Como funciona o MED?
- Acesse o aplicativo do seu banco e procure a opção de “Reclamar PIX” ou “Devolução de PIX”.
- O banco vai analisar o caso e, se o dinheiro ainda estiver na conta do destinatário, o valor pode ser bloqueado e devolvido para você.
Dicas importantes:
- Não entre em pânico: O medo pode te fazer cometer erros. Respire fundo e siga o processo.
- Cuidado com golpes: Desconfie de qualquer pessoa que ligue ou mande mensagem pedindo que você forneça dados para “ajudar” com a devolução. Seu banco nunca fará isso.
Sempre considere sua segurança – e a segurança do seu dinheiro – em primeiro lugar. A qualquer sinal de dúvida ou de desconfiança, entre em contato com o seu banco ou instituição Financeira.
Neste mês de agosto, a Up.p criou uma série especial de conteúdos para garantir que você esteja protegido ao navegar no mundo digital das finanças. Confira:
- O que fazer caso tenha caído em um golpe
- Proteja sua margem consignável
- Golpe da taxa de liberação
- Golpe do empréstimo de R$ 10 mil
- Golpe do link falso
- Golpe do crachá falso
- Golpes da Antecipação FGTS
Acompanhe a Up.p no blog ou nas nossas redes sociais para conhecer mais sobre nossas soluções de segurança e nossos produtos de crédito: Antecipação FGTS, Consignado CLT e Consignado INSS.