Logo Up.p principal cinza

É possível sacar o FGTS retido de empregos anteriores?

Você sabia que aquele dinheirinho guardado do FGTS em empregos antigos ainda pode ser seu? 

 

Sim! Mesmo que você tenha saído da empresa sem justa causa, esse valor não desaparece, mas pode estar “preso” em contas inativas. 

 

Não deixe essa oportunidade passar, descubra como acessar o FGTS retido de empregos anteriores e faça seu dinheiro trabalhar por você!

 

Neste texto, você vai ler:

 

  • O que é FGTS retido ou inativo?

  • Como funciona o pagamento do FGTS pelas empresas?

  • Quando pode sacar o dinheiro do FGTS retido de empregos anteriores?

  • Como sacar o FGTS retido?

  • Fui demitido e consegui outro emprego, posso sacar o FGTS?

  • Onde posso sacar o meu FGTS retido?

O que é FGTS retido ou inativo?

O FGTS funciona como uma poupança de emergência para te ajudar se você for demitido sem justa causa ou passar por alguma dificuldade.

 

Todo mês, seu empregador coloca um dinheirinho nessa poupança, que é 8% do seu salário. E o melhor: esse valor não sai do seu bolso, é o patrão que paga!

 

Mas, se você pedir demissão, essa conta do FGTS fica “parada” e o dinheiro fica preso lá dentro. Chamamos isso de FGTS inativo ou retido. E cada emprego que você tem gera uma conta diferente, então você pode ter várias contas inativas.

 

Ou seja, o FGTS fica retido quando você sai do emprego em situações específicas que impedem o saque imediato, como pedido de demissão ou dispensa por justa causa.

 

Veja também: Onde conseguir um empréstimo de fácil aprovação?

Como funciona o pagamento do FGTS pelas empresas?

A empresa onde você trabalha é responsável por abrir sua conta do FGTS na Caixa Econômica e também por depositar o dinheiro todo mês, até o dia 20

 

Como comentamos, normalmente esse depósito equivale a 8% do seu salário bruto, mas existem duas situações em que essa porcentagem muda: se você for Jovem Aprendiz, o depósito é menor, de apenas 2% do seu salário. Já se você for trabalhador doméstico, o depósito é um pouco maior, 11,2% do seu salário, para te dar uma proteção extra.

 

Lembrando que o pagamento do FGTS é um direito do trabalhador. Se a sua empresa não está depositando o FGTS corretamente, isso pode acarretar multas e ações trabalhistas.

 

Para descobrir quanto você pode receber, acesse nosso texto onde explicamos como fazer o cálculo do FGTS!

Quando pode sacar o dinheiro do FGTS retido de empregos anteriores?

Sacar o FGTS de empregos anteriores não é algo que se possa fazer a qualquer momento, existem algumas situações específicas que permitem essa retirada.

 

A mais comum é a demissão sem justa causa, em que você tem direito ao valor integral da sua conta do FGTS vinculada àquele emprego. Outras situações incluem a aposentadoria, a compra da casa própria (seguindo algumas regras), doenças graves do titular ou de dependentes, e o fechamento da empresa onde você trabalhava.

 

Também é possível sacar em casos de rescisão por acordo, culpa recíproca, força maior, ou se você for um trabalhador avulso com contrato suspenso. Pessoas com 70 anos ou mais também têm direito ao saque, independentemente do motivo.

 

E não esqueça do Saque-Aniversário! Essa é uma opção que te permite sacar uma parte do seu FGTS todo ano, no mês do seu aniversário, mesmo sem precisar se encaixar em nenhuma das situações acima.

 

Veja também: Descubra se você pode antecipar o Saque-Aniversário FGTS!

Como sacar o FGTS retido?

Se você se encaixa em alguma das situações que permitem o saque do FGTS retido de empregos anteriores, é só seguir esses passos simples:

 

  1. Abra o app do FGTS: caso não tenha, baixe o aplicativo no seu celular e entre com seu CPF e senha;

  2. Vá em “Meus Saques”: procure essa opção no menu do aplicativo;

  3. Escolha “Outras Situações de Saque”: essa opção é para sacar o FGTS de empregos passados;

  4. Selecione o motivo: escolha o motivo que permite você sacar o FGTS (demissão, aposentadoria, etc.);

  5. Leia as informações e solicite o saque: veja os documentos que precisa enviar e clique em “Solicitar Saque”.

  6. Envie os documentos: mande os documentos pedidos pelo app.

 

Pronto! Agora é só esperar a Caixa analisar seu pedido e, se estiver tudo certo, o dinheiro será depositado na sua conta.

Fui demitido e consegui outro emprego, posso sacar o FGTS?

Sim, você pode! Se você foi demitido e conseguiu outro emprego logo em seguida, ainda tem direito a sacar o seu FGTS.

 

Isso porque o FGTS é um direito seu, como uma poupança para momentos como esse. A única exceção é se você for demitido por justa causa – aí, infelizmente, não poderá sacar.

E se eu tiver 2 empregos e for demitido de 1, ainda posso sacar?

Sim! Se você trabalha em dois empregos com carteira assinada e é demitido de um deles, pode sacar o FGTS referente ao emprego do qual foi desligado, mesmo que continue trabalhando no outro. 

 

O fato de manter um vínculo empregatício ativo não impede o acesso ao FGTS do trabalho encerrado

 

Além disso, se você está com a modalidade de Saque-Aniversário ativa, também pode retirar parte do saldo disponível anualmente, independentemente de estar empregado.

Onde posso sacar o meu FGTS retido?

Se você escolheu o Saque-Aniversário, pode adiantar o recebimento de algumas parcelas do seu FGTS quando quiser, mesmo estando negativado. É como um empréstimo, mas usando o seu FGTS como garantia.

 

Você não mexe no seu salário, o valor do empréstimo é descontado direto das parcelas do Saque-Aniversário que você receberia todo ano. E o melhor: dá para antecipar a partir de R$ 39,00 e até 10 parcelas!

 

Com a Up.p, você faz tudo online, de forma rápida, e ainda recebe o valor via Pix! Simule agora em nossa calculadora quanto pode receber:

Faça uma simulação!