Garantias do Consignado CLT: como não ficar inadimplente

Introdução

A documentação do novo Consignado CLT pode parecer complicada, cheia de termos jurídicos que dão um nó na cabeça. Mas por trás de todo esse vocabulário existem informações muito importantes sobre as garantias do seu empréstimo.

Essas garantias são o que tornam o crédito consignado tão vantajoso. Ao aceitá-las, você permite que o banco tenha mais segurança no pagamento, o que se traduz em juros mais baixos para você.

As garantias também são um combinado seguro entre você e a Instituição Financeira, para que você não fique inadimplente – ou seja, seja negativado.

Vamos traduzir o “juridiquês” para você entender exatamente o que está garantindo.

1. O Desconto em Folha

A principal garantia do seu empréstimo é o desconto direto no seu salário ou remuneração. Isso significa que, antes mesmo de o dinheiro do seu salário cair na sua conta, a parcela do empréstimo já foi descontada e enviada para o banco.

Por que isso é bom para você?

  • Juros mais baixos: Como o risco de você não pagar a parcela é mínimo para o banco, as taxas de juros são muito menores do que as de um empréstimo pessoal comum.
  • Organização financeira: Você não precisa se preocupar em pagar boletos ou fazer transferências, o que reduz o risco de esquecimento ou atraso.

2. O FGTS e a Multa Rescisória

Essa parte é mais específica e funciona como uma garantia extra em casos de imprevistos.

A lei permite que o banco use parte do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o valor da multa rescisória (se houver) como garantia de pagamento.

Como isso funciona na prática?

  • Em caso de demissão sem justa causa: O banco pode usar até 10% do seu saldo do FGTS e 100% da multa rescisória (aqueles 40% que o empregador paga) para quitar ou amortizar o saldo devedor do seu empréstimo.

3. O que acontece se você sair da empresa?

Em caso de rescisão do seu contrato de trabalho, o banco pode descontar o saldo devedor do seu empréstimo diretamente das suas verbas rescisórias, como férias não tiradas e 13º salário. Esse desconto tem um limite de 35% da quantia líquida das verbas.

Além disso, o banco não fica desamparado. Se você for para outro emprego que também tem convênio de consignado, a parcela será redirecionada automaticamente para o novo salário, sem que você precise fazer nada.

Aproveite e confira as 10 perguntas mais frequentes sobre o Consignado CLT. Assim, você se mantém informado e pronto para fazer a melhor escolha.

4. Se o desconto em folha não for efetuado

Em raras situações, o desconto em folha pode não ser feito (por exemplo, se a empresa atrasar os repasses). Nesses casos, a responsabilidade de pagar a parcela é sua.

Você terá que fazer o pagamento direto ao banco, por meio de transferência (TED) ou boleto bancário. O banco é obrigado a te informar sobre isso para que você não fique inadimplente.

Mas fique tranquilo. A contratação do Consignado CLT é segura, simples e 100% digital. Se quiser conferir como contratar, veja nosso artigo exclusivo.

E lembre-se de sempre contar com uma Instituição Financeira de confiança, como a Up.p.

Com mais de 5 anos de experiência no mercado de crédito e mais de 1 milhão de clientes atendidos, a Up.p conta com tecnologia antifraude e atendimento humanizado para garantir não só a sua segurança mas, também, transparência em todo o nosso processo.

Conheça o Consignado CLT com a Up.p e contrate agora mesmo!

plugins premium WordPress