Logo Up.p principal cinza

Golpe do Pix errado: como se proteger?

O Pix veio para facilitar a nossa vida: transferências e pagamentos na hora, em qualquer horário e em qualquer lugar. Hoje em dia, até é possível usar o Pix para fazer um empréstimo FGTS. Infelizmente, com tanta gente usando, os golpistas também estão de olho nessa ferramenta.


Uma fraude que se tornou comum é o do golpe do “Pix errado”, onde o bandido diz que transferiu dinheiro para você por engano e pede devolução. Para não ser a próxima vítima, é importante saber como eles agem e como se proteger.


Continue a leitura para descobrir:


  • Como funciona o golpe do Pix errado?

  • Quais são as etapas do golpe do Pix errado?

  • Como evitar cair no golpe do Pix?

Como funciona o golpe do Pix errado?

Imagine que você recebe um Pix de alguém que você não conhece. Logo depois, essa pessoa te manda mensagem dizendo que errou e te pede para devolver o dinheiro, mas para uma chave Pix diferente da que te enviou o dinheiro. Cuidado! Isso pode ser um golpe.


Os bandidos usam o número do seu celular para te mandar o Pix. Depois, pedem o dinheiro de volta para outra conta e usam o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para alegar ao banco que você é quem está aplicando um golpe. O MED é um recurso criado para ajudar em casos de fraude, mas os golpistas se aproveitam dele para fins indevidos. 


O banco, vendo que o dinheiro foi para outra pessoa, e considerando a alegação do golpista através do MED, acaba devolvendo o valor para o bandido e você fica no prejuízo.

Quais são as etapas do golpe do Pix errado?

Para te ajudar a se proteger, vamos mostrar como o golpe do Pix errado acontece, passo a passo. É importante ficar atento, pois os golpistas são espertos e agem rápido, assim como no golpe do FGTS.


  • Contato com a vítima: o golpista te manda uma mensagem dizendo que transferiu um dinheiro para você por engano e pede para você devolver.

  • Devolução do dinheiro: se você cair no papo e devolver o dinheiro para a conta que ele indicar, já era! O dinheiro vai para a conta do golpista.

  • Recurso MED: não satisfeito, o golpista ainda entra em contato com o banco dele e diz que foi você quem aplicou um golpe, que ele te enviou o dinheiro por engano e você não devolveu.

  • Análise bancária: o banco analisa a situação e vê que você devolveu o dinheiro para uma conta diferente da que te enviou. Como o golpista já tinha aberto uma reclamação, o banco acredita nele.

  • Bloqueio e perda: O banco bloqueia o valor na sua conta e devolve para o golpista. Resultado: você perde o dinheiro que recebeu e o que devolveu.

Como evitar cair no golpe do Pix?

Para te ajudar a se proteger e evitar cair nesse golpe, separamos algumas dicas importantes a seguir.

Verifique a identidade

Antes de devolver qualquer valor, confirme se a pessoa que entrou em contato é realmente quem diz ser. Um pouco mais de cautela nunca é demais, então, se possível, entre em contato diretamente com o banco ou instituição financeira para confirmar a transação.


Além disso, sempre mantenha uma desconfiança saudável. Nunca devolva dinheiro para uma conta diferente da que te enviou o Pix. Se te pedirem isso, é golpe na certa!

Faça a devolução pelo aplicativo

Ao invés de fazer um novo Pix e ficar exposto ao golpe, use sempre a função “devolver” no seu aplicativo bancário. Isso vai garantir que o valor “recebido por engano” volte diretamente para a conta de origem, eliminando qualquer chance de você ser vítima da fraude.

Conheça os serviços da Up.p

Agora que você já sabe como se proteger desse  golpe, sabia que também é possível antecipar seu Saque-Aniversário pelo Pix de forma segura e prática? 


Com a Up.p, você pode antecipar até 10 anos do seu Saque-Aniversário sem complicações. A partir de R$ 39,00, você consegue o dinheiro na hora via Pix, com as melhores taxas do mercado, a partir de 1,29% ao mês.


Simule e contrate com a gente!