Você sabia que, além do dinheiro que você já tem guardado no seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), existe um bônus anual chamado “Lucro do FGTS?”
É isso mesmo: se você tem saldo no FGTS, todo ano recebe uma parte dos lucros obtidos com os investimentos feitos com o seu dinheiro. É como se o seu Fundo de Garantia rendesse ainda mais!
Continue a leitura para descobrir:
- O que é e como funciona o lucro do FGTS
- Quem tem direito ao lucro do FGTS?
- Quando vai ser liberado o lucro do FGTS em 2024?
- É possível sacar o lucro do FGTS?
O lucro FGTS é um dinheiro extra que você recebe, além do valor já guardado no seu Fundo de Garantia, como se fosse um bônus por manter o dinheiro investido.
Esse lucro vem dos investimentos que o governo faz com o dinheiro do FGTS em áreas como habitação, saneamento e infraestrutura. O dinheiro depositado pelas empresas não fica parado, ele é aplicado em títulos públicos e outros investimentos para gerar rendimentos.
Parte do lucro obtido com esses investimentos é distribuído entre os trabalhadores com saldo no Fundo de Garantia, sendo que a quantia que cada um recebe é proporcional ao valor que tinha guardado no dia 31 de dezembro do ano anterior. Ou seja, quanto maior o saldo, maior a sua parte no lucro!
A Caixa Econômica Federal calcula o valor do lucro e deposita diretamente nas contas dos trabalhadores anualmente, seguindo um calendário específico. É uma forma de valorizar o seu dinheiro e te dar um rendimento extra!
Veja também: Pagamento do FGTS em 2024: entenda as mudanças!
Quem tem direito ao lucro do FGTS?
Se você tinha dinheiro guardado no seu Fundo de Garantia no dia 31 de dezembro do ano passado, pode comemorar! Você tem direito ao lucro FGTS, não importa se sua conta está ativa (do seu emprego atual) ou inativa (de empregos anteriores).
Além disso, herdeiros ou beneficiários de trabalhadores que faleceram também podem receber o lucro, desde que tenham sido identificados como cotistas pela Caixa Econômica Federal.
Veja também: Cálculo FGTS: como calcular o valor a receber?
Quando vai ser liberado o lucro do FGTS em 2024?
O valor extra do seu FGTS começa a ser distribuído em 9 de agosto de 2024. Portanto, fique de olho no aplicativo do FGTS para acompanhar todas as movimentações no seu Fundo de Garantia!
Quanto vou receber no lucro FGTS 2024?
Para saber quanto vai receber é bem simples! Basta pegar o valor que você tinha na sua conta do FGTS no dia 31 de dezembro de 2023 e multiplicar por 0,02693258.
Esse número mágico foi definido pelo Conselho do FGTS e vai te mostrar exatamente quanto você vai receber de lucro este ano.
É possível sacar o lucro do FGTS?
Não, o lucro do FGTS não pode ser sacado de forma independente. Ele é somado ao valor total que você já tem guardado no Fundo de Garantia. Para usar esse dinheiro extra, você precisa se encaixar em alguma das regras de saque do FGTS, como se aposentar ou ser demitido sem justa causa.
Porém, se você optou pela modalidade de Saque-Aniversário, que permite retirar uma parte do seu FGTS todo ano no mês do seu aniversário, o lucro recebido entra nessa conta e pode ser sacado com o restante do valor. Inclusive, se precisar do dinheiro antes, seu lucro do FGTS pode ser usado para antecipar o Saque-Aniversário!
Veja também: Conheça as regras para antecipação do Saque-Aniversário
Onde antecipar o Saque-Aniversário?
Com a liberação do lucro do FGTS se aproximando, você pode aproveitar essa oportunidade para transformar o valor extra em dinheiro na mão, de forma rápida e prática!
Com a Up.p, você antecipa até 10 anos do seu Saque-Aniversário de forma prática e sem complicações. A partir de R$ 39,00, você consegue o dinheiro na hora via Pix, com as melhores taxas do mercado, a partir de 1,29% ao mês.