O Saque aniversário vai acabar?

Em março de 2024, o ministro do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho informou que o Governo Federal possui planos para extinguir o Saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O que fica no ar agora é, se o empréstimo FGTS vai acabar e como isso pode afetar o acesso ao saque aniversário. Muitos trabalhadores têm se perguntado se o Saque Aniversário do FGTS vai acabar e quais serão as consequências para quem utiliza esse benefício para obtenção de empréstimos. Vamos explorar essas questões e entender melhor o cenário atual.

 

Por que o governo quer acabar com o saque aniversário do FGTS?

O Saque Aniversário do FGTS foi introduzido em 2020 como uma opção para os trabalhadores acessarem uma parte do saldo do fundo no mês do seu aniversário. A razão para a proposta de encerrar o Saque-aniversário do FGTS é devido às dificuldades enfrentadas por alguns trabalhadores que optaram por sacar os recursos no aniversário, encontraram ao tentarem acessar o fundo após serem demitidos. Como contrapartida, se o saque aniversário acabar, o governo tem como plano simplificar o acesso ao crédito consignado.

 

Como fica o saldo do FGTS para aqueles que optam pelo Saque Aniversário?

Com um possível fim do Saque Aniversário do FGTS, é que atualmente, não há uma resposta definitiva sobre o destino do saldo do FGTS para os trabalhadores que optaram pelo Saque-Aniversário, caso o programa seja extinto. Com a aprovação do projeto de lei em questão, especula-se sobre diferentes cenários, mas nenhuma informação oficial foi divulgada até o momento.

Uma possibilidade é a transferência automática do saldo para o sistema tradicional de Saque do FGTS, no qual o trabalhador poderia retirar os recursos apenas em situações específicas, como demissão, aquisição da casa própria ou em casos de doenças graves, entre outras circunstâncias.

Outra hipótese seria oferecer aos trabalhadores a opção de sacar o saldo total do FGTS de uma vez, sem as restrições do sistema anterior. Além disso, existe a perspectiva de que o governo mantenha parte dos benefícios do Saque-Aniversário, permitindo aos trabalhadores continuar sacando uma parcela do saldo anualmente.

Quais os impactos de acabar com o saque aniversário?

Com a dúvida sobre se o Saque aniversário do FGTS vai acabar ou não, as opções de crédito podem se tornar mais restritas ou menos vantajosas para os trabalhadores.

Além disso, o fim do Saque Aniversário poderia impactar diretamente a disponibilidade de linhas de crédito que utilizam o FGTS como garantia, especialmente aquelas voltadas para públicos de menor renda.

Veja também: Conheça as regras para Antecipação do saque-aniversário 

 

Aderir ao Saque Aniversário agora é a melhor opção?

Diante das incertezas se o saque aniversário vai acabar e seus possíveis impactos no empréstimo FGTS, é crucial agir rápido. Para alguns trabalhadores, o Saque Aniversário é uma alternativa interessante para acessar recursos de forma mais flexível. Ao aderir ao Saque aniversário FGTS pela Up.p você tem acesso a saques a partir de R$39,00, com taxas a partir de 1,29% tendo a possibilidade de antecipar até 10 parcelas, o pagamento é realizado via Pix, inclusive nos finais de semana e feriados.
Simule agora mesmo!