O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma reserva financeira muito importante, embora seu uso é limitado a situações específicas, como a compra da casa própria.
No entanto, algumas opções permitem que o saldo seja utilizado de forma indireta para quitar dívidas, como a antecipação do Saque-Aniversário.
Continue a leitura para descobrir:
É possível usar o FGTS para pagar dívidas de banco?
O banco pode pegar meu FGTS para quitar dívidas?
Posso usar o FGTS para quitar empréstimo?
Como sacar o FGTS agora para pagar dívidas?
É possível usar o FGTS para pagar dívidas de banco?
Normalmente, o FGTS só pode ser usado para quitar dívidas relacionadas à compra da sua casa própria, como o financiamento imobiliário. Não dá para usar o saldo diretamente para pagar dívidas do dia a dia, como cartão de crédito, empréstimo pessoal ou contas de consumo.
No entanto, existe uma possibilidade: se a sua dívida for com o banco, você pode adiantar uma parte do seu Saque-Aniversário, que é aquele valor que você pode retirar do FGTS todo ano, no mês do seu aniversário. Com essa antecipação, você pega um “empréstimo” do seu próprio FGTS e pode usar o dinheiro para o que quiser, inclusive para pagar dívidas do banco, do cartão de crédito ou qualquer outra.
É como se você estivesse “pegando emprestado” de si mesmo. Mas, atenção: essa antecipação tem juros e você acaba recebendo menos do que receberia se esperasse até o seu aniversário. Além disso, você fica alguns anos sem poder sacar o valor do seu Saque-Aniversário, já que ele foi antecipado.
O banco pode pegar meu FGTS para quitar dívidas?
Ainda falando sobre bancos, outra dúvida muito comum é se eles podem usar o FGTS para quitar débitos. A resposta é não. O banco não pode utilizar o seu Fundo de Garantia para pagar dívidas sem a sua autorização, mesmo que você tenha contas pendentes com eles.
Em alguns casos específicos, o FGTS pode ser usado para pagar parte de dívidas com o banco. No entanto, isso só acontece se você der sua permissão, e o banco precisa explicar tudo antes de pedir seu consentimento.
Veja também: Qual o melhor banco para fazer empréstimo FGTS?
Posso usar o FGTS para quitar empréstimo?
Em geral, você não pode usar o FGTS de forma direta para quitar empréstimos.
Mas, novamente, você pode pegar um empréstimo usando seu FGTS como garantia e adiantar alguns anos do seu Saque-Aniversário para conseguir o valor que precisa para quitar seus outros empréstimos.
Essa opção é interessante porque o valor do empréstimo é descontado direto do seu FGTS, sem boletos ou parcelas mensais para pagar. Além disso, os juros desse tipo de empréstimo são bem mais baixos do que os de empréstimos pessoais ou cartão de crédito.
Mas, antes de usar seu FGTS para qualquer coisa, faça as contas! Veja quanto você está pagando de juros na sua dívida e compare com o rendimento do seu Fundo de Garantia. Se os juros da dívida forem maiores do que o rendimento do FGTS, você está perdendo dinheiro ao deixar ele parado lá.
Pense que a partir de agora o FGTS rende acompanhando a inflação, enquanto os juros do cheque especial, por exemplo, são altíssimos. Por isso, se você tem dívidas com juros altos, usar o FGTS para quitá-las pode ser um bom negócio.
Veja também: Quem pode antecipar o Saque-Aniversário do FGTS?
Como sacar o FGTS agora para pagar dívidas?
Agora que você já entendeu como usar o FGTS para quitar suas dívidas, sabia que pode fazer esse saque de forma rápida, 100% online e ainda receber o dinheiro na conta via Pix?
A Up.p te ajuda a antecipar o seu Saque-Aniversário e ter acesso ao dinheiro na hora, para você se livrar dos juros altos e organizar suas finanças. Aqui você pode adiantar até 10 parcelas do seu saque e ter acesso ao seu dinheiro na hora, sem burocracia e com taxas a partir de 1,29% – tudo para você usar esse dinheiro como quiser, inclusive para pagar dívidas com juros altos.
Antes de fazer a antecipação com a Up.p, siga nossas instruções para optar pela modalidade de Saque-Aniversário.
Precisa de dinheiro rápido? Conte com a Up.p para te ajudar!