Logo Up.p principal cinza

Saque-rescisão ou Saque-aniversário: quais as diferenças?

Conhecer as modalidades de saque do FGTS pode fazer toda a diferença no seu planejamento financeiro. 

Entre as principais opções, se destacam o saque-rescisão e o saque-aniversário, cada uma com vantagens e benefícios específicos

Neste texto, vamos detalhar as diferenças entre essas duas modalidades. Acompanhe!

O que é o saque-rescisão?

O saque-rescisão é uma modalidade do FGTS acionada quando o trabalhador é demitido sem justa causa

Nessa situação, ele tem o direito de sacar todo o dinheiro que está na conta do FGTS, além de uma bonificação chamada multa rescisória, equivalente a 40% do saldo. 

Esse recurso costuma ser bem importante em períodos de transição profissional, visto que oferece suporte financeiro imediato.

O que é o saque-aniversário?

Por outro lado, o saque-aniversário oferece uma alternativa mais flexível. Nele, você pode sacar o FGTS uma vez por ano, no mês do seu aniversário

A quantia disponível para saque depende do montante acumulado na conta do FGTS. Inclusive, na Up.p você pode simular quanto você tem direito a sacar do seu fundo!

Além de permitir acesso periódico aos recursos, o saque-aniversário pode ser um recurso interessante para aqueles que desejam reforçar sua renda.

Veja também: Saiba como consultar o saldo do FGTS para saque-aniversário 

 

Principais diferenças entre saque-aniversário e saque-rescisão

As diferenças entre o saque-rescisão e o saque-aniversário são significativas e influenciam diretamente na utilização e nos objetivos de cada modalidade. 

Enquanto o saque-rescisão é usado apenas quando ocorre uma demissão sem justa causa, o saque-aniversário oferece mais liberdade, permitindo que você retire uma parte do saldo disponível a cada ano.

Na Up.p, você encontra a melhor forma de antecipar o seu FGTS, com taxas a partir de 1,29% e com valores a partir de R$39. Bom demais, não é?

Quem optou pelo saque-aniversário tem direito ao saque-rescisão?

É importante esclarecer que, ao optar pelo saque-aniversário, você não perde o direito ao saque rescisão FGTS de forma permanente

No entanto, durante o período em que estiver usufruindo do saque-aniversário, você não poderá fazer o saque do FGTS na modalidade de rescisão de contrato de trabalho.

Para retornar à modalidade saque-rescisão, você pode solicitar através do aplicativo do FGTS. 

Porém, essa mudança só terá efeito a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação de retorno, desde que não haja operação de antecipação contratada.

Qual é a melhor modalidade de saque do FGTS?

A escolha entre o saque rescisão ou saque aniversário depende das necessidades e objetivos individuais de cada trabalhador. 

Se a prioridade é ter uma reserva financeira disponível em casos de demissão sem justa causa, o saque-rescisão pode ser a opção mais indicada. 

Por outro lado, se o trabalhador busca uma alternativa para complementar sua renda anualmente ou realizar investimentos específicos, o saque-aniversário pode ser mais vantajoso.

Ao compreender as diferenças entre essas modalidades e considerar suas próprias necessidades, você poderá tomar uma decisão consciente e alinhada com sua situação financeira.

Antecipe seu FGTS com a Up.p

Seja para momentos de mudanças no trabalho ou para complementar sua renda ao longo do ano, o saque-rescisão e o Saque-Aniversário oferecem opções valiosas. 

E para facilitar ainda mais, a Up.p disponibiliza uma maneira prática e segura para você antecipar o seu FGTS. Com taxas a partir de 1,29%, não espere mais! Simule já seu empréstimo para antecipação do FGTS com valores a partir de R$39,00. 

E o melhor: o pagamento é via Pix, inclusive nos finais de semana e feriados. 

Faça uma simulação agora!