Logo Up.p principal cinza

Quanto tempo de carteira assinada dá direito ao FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito importante para todo trabalhador com carteira assinada. Mas você sabe quanto tempo precisa trabalhar para começar a ter acesso a esse benefício?

 

Continue a leitura para descobrir:

 

  • Quanto tempo preciso trabalhar para receber FGTS?

  • Quais são os requisitos para receber?

  • Como consultar minha conta e saldo do FGTS?

  • Como faço para sacar meu FGTS adiantado?

Quanto tempo preciso trabalhar para receber FGTS?

Para começar a ter direito ao FGTS, basta trabalhar com carteira assinada por pelo menos um mês em uma empresa que faça os depósitos corretamente. 

 

A partir daí, a cada mês trabalhado, a empresa deposita 8% do seu salário bruto – ou seja, do valor total do seu salário antes dos descontos como INSS e Imposto de Renda, resultando no seu salário líquido – em uma conta especial na Caixa, que é só sua. 

 

Esse dinheiro vai se acumulando e rendendo juros, e você pode usá-lo em algumas situações específicas, como para comprar sua casa própria ou em caso de demissão sem justa causa.

 

Veja também: Qual o valor do FGTS de um salário mínimo em 2024?

Como funciona o FGTS?

O FGTS é como uma poupança especial para quem trabalha com carteira assinada. Ele foi criado em 1966 para proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa e também para ajudar no financiamento de projetos importantes para o país, como moradias populares e obras de saneamento. É a Caixa Econômica Federal quem cuida desse dinheiro, seguindo as regras do governo.

 

Quais são os requisitos para receber?

Para colocar a mão no seu dinheirinho guardado no FGTS, é preciso se encaixar em algumas situações que a lei permite. As mais comuns são:


  • Se você for demitido sem justa causa: nesse caso, você tem direito a sacar todo o valor que está na sua conta do FGTS, além de uma multa paga pela empresa.

  • Se o seu contrato de trabalho terminar: se você tinha um contrato por tempo determinado e ele chegou ao fim, também pode sacar o FGTS.

  • Se a empresa fechar as portas: se a empresa onde você trabalha fechar, falir ou diminuir as atividades, você também pode sacar o seu FGTS.

  • Se você se aposentar: chegou a hora de descansar e aproveitar a vida? Ao se aposentar, você tem direito ao seu FGTS.

  • Se você completar 70 anos ou mais: idade é sinônimo de sabedoria, e também te dá direito ao FGTS.

  • Se você ou alguém da sua família tiver uma doença grave: em casos de doenças graves como câncer ou HIV, você pode usar o FGTS para ajudar no tratamento.

  • Se você for afetado por um desastre natural: se a sua casa for atingida por uma enchente ou outro desastre natural, o FGTS pode te ajudar a se reerguer.

  • Se você ficar 3 anos sem carteira assinada: se você ficar um tempo sem trabalhar com carteira assinada, também pode sacar o FGTS.

  • Se você quiser comprar a casa própria: O FGTS pode ser usado para dar entrada na casa própria, pagar parte das prestações ou até quitar o financiamento.


Veja também: Quem tem CNPJ tem direito ao FGTS?

Como consultar minha conta e saldo do FGTS?

O aplicativo do FGTS é uma mão na roda para quem quer ficar de olho no seu fundo de garantia. Com ele, você pode ver quanto tem na sua conta, o histórico de depósitos, escolher entre sacar uma parte todo ano ou só quando sair do emprego, e até pedir o saque quando tiver direito. Dá para cadastrar sua conta bancária para receber o dinheiro, deixar que bancos vejam suas informações do FGTS e atualizar seu endereço, tudo pelo app.


Quer saber como consultar seu saldo FGTS pelo app? É fácil:


  • Baixe o app do FGTS na loja de aplicativos do seu celular (Android ou iOS).

  • Abra o app e toque em “Entrar no aplicativo”.

  • Coloque seu CPF e senha. Se não tiver senha, é só tocar em “Cadastre-se” e seguir as instruções.

  • Depois de entrar, na tela inicial você verá várias opções.

  • Toque em “Meu FGTS” para ver quanto tem na sua conta e o histórico. Dá para escolher um período específico ou ver só as contas ativas ou inativas.


Prontinho! Viu como é simples? Com o app do FGTS, você fica por dentro de tudo sobre o seu Fundo de Garantia sem precisar sair de casa.

Como faço para sacar meu FGTS adiantado?

Quer usar seu FGTS antes da hora, sem precisar esperar o aniversário ou outro motivo especial? Dá sim! Com a Antecipação do Saque-Aniversário, você pega um empréstimo e paga com o dinheiro que já tem no seu FGTS, seja de contas ativas ou inativas.


Com a Up.p, você pode adiantar até 10 anos do seu Saque-Aniversário! É seguro, transparente, com juros que cabem no seu bolso e o dinheiro cai rapidinho na sua conta via Pix. E o melhor: dá para sacar a partir de R$39!


O que dá para fazer com esse dinheiro? Muita coisa! Pagar dívidas, investir em algo que você sempre quis, realizar um sonho ou até dar aquela folga nas finanças.


E não se preocupe com o seu orçamento mensal! As parcelas anuais são descontadas direto do seu FGTS, sem mexer no seu salário.


Quem pode antecipar o FGTS? Se você tem saldo no FGTS (ativo ou inativo) e escolheu o Saque-Aniversário, pode pedir o empréstimo, mesmo se estiver com o nome sujo.


Ficou curioso? Faça uma simulação e veja quanto você pode adiantar agora mesmo!