Já ouviu falar em “saldo parcial do FGTS”?
No dicionário de termos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o saldo parcial é um conceito muito importante.
Por isso, hoje vamos explicar tudo sobre esse benefício que toda pessoa com carteira assinada tem direito.
Quer saber mais sobre como funciona o saldo parcial do FGTS? Continue a leitura!
O que significa saldo parcial do FGTS?
O saldo parcial FGTS nada mais é do que o valor acumulado do seu Fundo de Garantia até um momento específico.
Em outras palavras, é a quantia total que você juntou na sua conta até o dia da consulta, incluindo todos os depósitos feitos pelo seu empregador e os rendimentos gerados.
Por isso, o termo “parcial” é usado: ele indica que o saldo pode variar ao longo do tempo, já que novos depósitos são feitos e os rendimentos continuam sendo aplicados.
Veja também: Empréstimo FGTS via Pix: Saiba tudo sobre
Como funciona o saldo parcial FGTS?
Imagine o saldo parcial do FGTS como um cofrinho que seu empregador abastece mensalmente com 8% do seu salário bruto.
Essa “poupança forçada” é uma garantia para você em momentos de necessidade, como a perda do emprego.
O valor depositado não sai do seu bolso, é uma obrigação da empresa e, de acordo com a nova lei do FGTS, ela tem até o dia 20 do mês seguinte para fazer o pagamento.
Mas não para por aí: esse cofrinho não fica parado, ele rende! Todo dia 10, há uma atualização monetária, e todo ano, um adicional de 3% é aplicado sobre o valor total.
Como ver se tenho saldo parcial no FGTS?
Para consultar o saldo do Fundo de Garantia, você pode acessar o aplicativo do FGTS e seguir um passo a passo simples:
Abra o APP FGTS e clique em “Entrar no aplicativo”;
Faça login com seu CPF e senha;
No menu inicial após o login, clique em “Saldo total do FGTS”
E pronto! Após seguir esses passos, você pode visualizar o saldo parcial do seu FGTS. Bem simples, não é?
Veja também: Saiba tudo sobre o FGTS Digital
Posso sacar o saldo parcial do FGTS?
Sim, a Lei n.º 8.036/1990 permite o saque do saldo parcial do FGTS em determinadas circunstâncias, como a dispensa sem justa causa, a aposentadoria, a compra da casa própria e a adesão à modalidade Saque-Aniversário.
Como sacar o saldo parcial do FGTS?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o saldo parcial do FGTS, deve estar se perguntando: “e como faço para colocar a mão nesse dinheiro?”.
Calma, a gente te explica! O processo de saque pode variar dependendo do motivo e das regras vigentes, mas a forma mais fácil e rápida costuma ser pelo próprio aplicativo do FGTS.
É só abrir o aplicativo, dar uma olhada se tem algum valor liberado e pronto! Se tiver, é só escolher como quer receber. Fácil, né?
Mas caso a grana esteja curta e você não quiser esperar, que tal considerar uma antecipação do seu Saque-Aniversário? É como um empréstimo, mas com juros mais baixos e mais facilidade para pagar.
Antecipe seu Saque-Aniversário com a Up.p
Quer ter seu Saque-Aniversário do FGTS na mão rapidinho? Com a Up.p, você consegue essa graninha extra antes da hora, sem complicação e com o dinheiro caindo na sua conta em até 2 minutos!
E o melhor: dá para sacar a partir de R$39! É mais uma opção para você usar seu FGTS do jeito que quiser, quando quiser.
Simule e contrate com a gente!